segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vinagre, limpador natural


O vinagre branco é um limpador natural, um forte aliado na limpeza da casa, pode perfeitamente substituir detergentes e outros limpadores químicos existentes no mercado, como cloro, amoníaco e soda cáustica, e de quebra você faz economia, isso não é ótimo?

A razão do vinagre funcionar bem para limpeza, se deve pela alta concentração de ácido acético, uma substância que tem um forte poder de remover a gordura, desinfetar, dar brilho e eliminar odores, o vinagre está na composição da maioria dos produtos de limpeza. O vinagre branco é o mais indicado para esse fim, por ser neutro, sem a presença de corantes e sem cheiro de frutas como acontece com os vinagres de cores.

Ação do vinagre:

Fogão: Remove as gorduras mais difíceis do forno, dá brilho e deixa sem manchas a parte de alumínio.
Para limpeza mais difícil do forno, espalhe vinagre puro e deixe agir por algum tempo passe uma bucha com sabão e água, finalize retirando os resíduos com um pano úmido.

Micro-ondas: Retira odores de comida que normalmente ficam no micro-ondas.
Com uma mistura de água e vinagre, deixe por 5 minutos, depois remova com um pano úmido, o cheiro do vinagre em poucos minutos desaparecerá, e o micro-ondas ficará limpinho e sem cheiro.

Tapete: Limpa, remove manchas, proteção bacteriana.
Com uma mistura de água e vinagre, esfregue uma escova no tapete.

Roupa: Retira manchas.
Deixe de molho com a mistura de água com vinagre por alguns minutos e a mancha sairá.

Colchão e travesseiros: Limpeza de xixi das crianças, proteção contra ácaros (efeito esterilizante).
Para o colchão com xixi, aplique o vinagre puro e deixe absorver um pouco, se for possível coloque no sol,quando não, coloque o colchão na posição vertical em um lugar arejado.
Para colchão e travesseiros, coloque uma mistura de vinagre com água em um borrificador e aplique, se possível deixe-os por algum tempo no sol.

Vidros: Limpa sem deixar manchas
Retire o pó com o vidro com um pano seco, coloque em um balde com água morna três colheres de vinagre, umedeça um pano com a misture e passe no vidro, em seguida passe um pano seco (importante que os panos não soltem pelos), finalize utilizando jornal para dar o brilho.

Animais: Elimina o odor de urina e fezes
Para eliminar o odor de urina e fezes de cães e gatos, remova os resíduos, em seguida limpe o local com um pano encharcado em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Para finalizar, aplique um pouco do produto puro sobre a área atingida e deixe secar naturalmente.

Armários: Elimina o odor de mofo
Esvazie o armário e deixe uma bacia com vinagre puro dentro do móvel durante uma noite, no dia seguinte, passe um pano úmido com o vinagre puro  em todo o guarda-roupa, deixe as portas abertas para arejar e sair o cheiro, assim, você ficará livre do odor de mofo tão desagradável.

Azulejo e cerâmica do banheiro: Limpa e desinfeta
Com o auxilio de uma escova de dente passe o vinagre puro no rejunte do azulejo e espalhe no piso, deixe agir por duas horas, depois lave com água e sabão.

Tinta: Elimina o odor de tinta fresca
Para eliminar o odor de tinta fresca, molhe um pano de chão e deixe no local, outra dica, é colocar uma bacia com a mistura de água com uma xícara de vinagre.

Você tem outra dica é quer compartilhar? Fique a vontade e deixe no comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

© Dica & Mais Dicas , AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena